Frase da Semana

"Obcecado...é a palavra que os preguiçosos usam para descrever as pessoas determinadas."

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Se o Linux fosse o sistema operacional mais utilizado no mundo...



Uma visão de um outro ângulo, o testemunho de um usuário do famoso sistema Linux, utilizado pela maioria das pessoas, em relação à sua experiência com um tal de Windows...

"Eu compreendo os indivíduos que dizem ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Eu decidi experimentá-lo depois de alguns amigos que o usam me dizerem que era ótimo.

Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como baixá-lo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que eu deveria comprá-lo.

Peguei o carro, fui até à Staples e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: "Quero a mais completa, por favor" e ele respondeu: "São €599, ...". Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.

Um dos meus amigos me deu uma cópia do Windows XP, mas me disse para não contar a ninguém. Achei estranho, por que faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me pedir, e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisei dela.

De qualquer forma, coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do "Live CD". Não funcionou. A única coisa que fazia era me perguntar se queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se eu estava fazendo alguma asneira, mas ele disse-me: "O XP não roda o sistema diretamente do CD". Então, decidi instalá-lo.

Segui as instruções que apareciam na tela, mas comecei a ficar nervoso por que não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e me questionou se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele me disse que, ao ser instalado, o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra.

Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e entrei de cabeça na instalação. Foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo, mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a me deizer para não contar nada a ninguém (!!!).

Depois de reiniciar o computador, dei uma passada de olhos no sistema. Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou indo lá em casa. Ele m disse que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usá-la.

Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, me dizia que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Foi quando comecei a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.

Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu "Iniciar -> Programas" para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo me disse que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que baixar da Internet. "Oh...", pensei, "uma distribuição básica".

Fui ao "Adicionar/Remover Programas" do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas.

Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo me falou que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, baixei e instalei o OpenOffice.org.

Para dizer a verdade, diverti-me à beça com o Windows. Não entendi muito da terminologia... porque é que há um drive A, depois um C... onde é que está o drive B?

Achei a distribuição muito básica. Não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e é muito confuso procurá-las. O meu amigo me disse que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não vinha com nada disso.

Achei ele difícil, confuso e muito trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico mesmo com o Linux, obrigado."


Fonte: Blog TecNãoLógica



Via email by Wender.
Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários:

Amigos

Marcadores

 

Copyright © 2009 LouKos poR Cristo. Todos os direitos reservados.

BlogBlogs.Com.Br