Frase da Semana

"Obcecado...é a palavra que os preguiçosos usam para descrever as pessoas determinadas."

sábado, 16 de maio de 2009

Esquecendo os valores da computação!


Achei um artigo bem interessante no site do VivaoLinux e resolvi compartilhar com a galëre que curte ai uma manhas na informatcss!!!
Vale a pena perder 5 minutos lendo o texto do Thiago Priest. ;D

Estão matando a Computação

Ao iniciar o ano letivo na faculdade em 2008 me deparei com alguns questionamentos, hoje em dia os verdadeiros valores da computação estão se perdendo em coisas fúteis e mastigadas por sistemas e processos.

Hoje em dia a maioria dos jovens entusiastas em informática apenas se preocupam com o MSN e Orkut e o grande vício de RPG e games 3D super modernos e perfeitos.

Não condeno por essas pessoas jogarem e se divertirem, mas quero dizer que na minha sala de aula mesmo, as pessoas que cursam Sistemas de Informação não inspiram Computação 24 horas por dia como paixão, no mundo deles só existe pensamentos regados a games e tentar burlar algum sistema para pegar senhas de outros usuários usando Keyloggers para aí sim usar o uma tal de "char" do outro usuário.

Nunca fui de games, mas vejo que nossa sociedade se move para uma realidade fictícia e a nova geração não sabe fazer nada em informática, cursos por aí são vagos demais, na descrição "Informática Básica" todos tem, mas parece que a Inclusão digital que cada vez mais facilitada com impostos mais baixos na compra de equipamentos informáticos ajudam sim na compra, mas a cultura popular disso é totalmente lamentável. Ninguém se preocupa com direitos autorais, a idéia de software pirata nem passa pela cabeça desses jovens, estudantes de Sistemas de Informação numa Universidade não sabendo porque estão sentados aquela cadeira e perante um Professor formado para lhe ensinar o mundo da INFORMÁTICA.

Novas Políticas na Escola
O governo deveria se preocupar em criar novas políticas públicas ao começar pelas escolas do Brasil, o vício pela internet e informação automática hoje em dia é algo que ninguém duvida, e por isso mesmo milhões de pessoas no Brasil tem acesso a Internet, que segundo o Luis Cuza (Presidente da TelComp), "O Brasil sofre falta de banda larga, o que existe é um sistema discado sofisticado, com 500 Kbps de velocidade, para o qual as operadoras só garantem 10%", de fato eu concordo com isso, mas acessam a Web de qualquer lugar e não sabem usar ela corretamente, claro liberdade de expressão, todos tem o direito de acessar o que bem entender, mas com isso estão matando todo o potencial de ferramentas que são para o conhecimento e aprendizado da humanidade.

Já não basta o que estas redes de relacionamento estão fazendo com a Língua Portuguesa, virando um mundo de "miguxo" e emoticons sei lá o que, e quando isso começar a virar vício na formação escolar de jovens e crianças o que será feito? eu creio que já é um grande problema a tempos já.

Me desculpem se eu que sou muito fanático por Computação, mas tudo o que eu peço é que quem quer vestir a camisa da Computação que honre ela com respeito, não mate ela aos poucos.

Não estou pedindo para todo mundo usar Linux, sendo que de 4 turmas de Sistemas de Informação no momento na minha Universidade eu sou o único ser a usar Linux, caminho na contra mão o tempo todo mas não ligo, levanto a bandeira e sempre exijo que abordem os assuntos sobre Linux, mas me admira que depois de 4 anos estudando a computação a fundo podem sair de um banco Universitário pessoas com a concepção de que o melhor mundo é a Microsoft e o Linux é insignificante.

Apenas creio que a valorização da humanidade só virá quando as pessoas souberem valorizar a informação corretamente, respeitando e usando corretamente, Sistemas e ferramentas.

Em estudo recente s Unicamp provou que computador atrapalha alunos na escola, então creio que projetos de Laptops baratos, vão ser descartados, espero que achem uma solução adequada para o futuro da informática.

Falta Dedicação
Hoje os setores de TI nas empresas estão em chamas, por falta de profissionais qualificados que acabam cometendo erros graves em projetos e decisões, já que hoje estes profissionais não dizem apenas que computador comprar e tal para a aplicação de uma determinada empresa, hoje assumem um papel mais elevado na tomada de decisões e não conseguem efetuar, segundo pesquisas.

Falta de estudos em um banco escolar? Profissionais mal preparados? Formados apenas com o mundinho Microsoft? Ao certo são vários problemas a serem analisados, mas com certeza as grades curriculares dos cursos de Tecnologia não tem respeito com o da computação, pois deixam de fora o mundo Open Source. Se na minha aula é falado de Software Livre é por causa que eu metido fico falando, ser taxado como o "Linux retardado" não me importa, não quero também que todos saiam migrando para o Linux do dia para a noite, sei que sou radical e nem por decreto usaria Windows em minha vida, mas o verdadeiro prazer de criar um script ou um algoritmo está se perdendo e se esvaindo em futilidades eletrônicas, onde todos tem notebook e levam durante a aula, mas ao invés de estudar ficam tentando achar um proxy para acessar o Orkut na rede sem fio da Universidade.

Não sei se minha cabeça que é lunática demais, mas é uma realidade que vivencio todos os dias, não sei se informática é um dom de poucos, ou se ela caminha apenas para games e games e games e games.

Obrigado.

thiagopriest@gmail.com
Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

2 comentários:

Polly's on 22 de maio de 2009 às 18:06 disse...

verdadee

Victor Neres on 23 de maio de 2009 às 01:47 disse...

Magoei...
Mas a verdade dói mesmo, rs...
Tá bom, me dedicarei mais! ^^

Amigos

Marcadores

 

Copyright © 2009 LouKos poR Cristo. Todos os direitos reservados.

BlogBlogs.Com.Br