Frase da Semana

"Obcecado...é a palavra que os preguiçosos usam para descrever as pessoas determinadas."

segunda-feira, 16 de março de 2009

É hora de mudar?


Quem decidir trocar de emprego precisa tomar alguns cuidados. Veja o que você deve avaliar se quiser ir atrás de uma das 115 931 vagas

Por RENATA AVEDIANI

A demanda por profissionais deve continuar alta em alguns setores e há vagas em diversas áreas em 2009 (confira as tabelas na reportagem Onde Estão os Empregos Agora). Administradores de empresas, contadores e engenheiros com perfil adequado para as áreas técnicas, por exemplo, são algumas das profissões desejadas neste momento. Pesquisa feita em outubro e novembro de 2008 pela empresa de recrutamento Robert Half, de São Paulo, com mais de 3 500 executivos em 14 países, mostrou que 16% dos brasileiros estão planejando mudar de emprego ainda este ano, enquanto 14% pretendem permanecer no emprego atual. “Continuamos contratando na mesma intensidade que em agosto de 2008”, diz Fernando Mantovani, diretor da Robert Half. “A diferença é que, antes, apenas 10% era para substituir pessoal e, agora, são 40%”, afirma Fernando.

Quem decidir mudar de emprego deve tomar alguns cuidados e ser rápido para mostrar resultados. Em momentos como este — de crise —, costuma entrar primeiro na lista de corte quem tem menos familiaridade com o negócio e com a cultura da empresa. “A nova companhia é um ponto de interrogação e não se sabe o que se pode encontrar por lá, ainda mais em tempos de incerteza”, diz Marcelo Ferrari, consultor sênior da Mercer, empresa de recursos humanos de São Paulo.

QUER GANHAR MAIS?

Quem quer mudar apenas para ganhar mais terá de esperar. Os salários devem se manter estáveis e a remuneração variável deve diminuir. Nas mudanças, deve-se esperar uma remuneração em torno de 20% a mais que o salário atual, ante os 50% de acréscimo a que muitos executivos conquistaram em 2008. É fundamental, no entanto, avaliar se o seu setor ou cargo são importantes para a empresa. De acordo com um levantamento da consultoria Ricardo Xavier, a contratação de profissionais para o departamento financeiro teve um aumento de 60% em janeiro, se comparado a dezembro de 2008. Mais do que nunca as organizações precisam ter controle sobre os gastos. A área comercial é outra que tem destaque, já que muitas companhias adotaram atitudes mais agressivas para aumentar as vendas.

Clique aqui e veja o passo-a-passo para um novo emprego!

Por fim, olhe o ritmo da empresa em que você está hoje e compare-o com o da pretendente. Os setores mais afetados pela crise são aqueles que têm uma relação direta com a liberação de crédito para o consumidor final, como construção civil e automobilístico (que, mesmo assim, tem mostrado boas vendas nos primeiros meses deste ano). Ou aqueles que exportam muito, como a indústria siderúrgica. Nas próximas páginas, elaboramos um roteiro para você seguir e avaliar se é a hora de tentar uma nova vaga.

Lí no site do Ricardo.
Gostou? Então copie esse post para seu Blog:

0 comentários:

Amigos

Marcadores

 

Copyright © 2009 LouKos poR Cristo. Todos os direitos reservados.

BlogBlogs.Com.Br